3ª Temporada de Arquitetura com exposição Modern Masterpieces Revisited

12 Fevereiro, 2016

3ª Temporada de Arquitetura com exposição Modern Masterpieces Revisited

No âmbito da 3ª Temporada de Arquitetura, a NOTE organiza, no próximo dia 18 de fevereiro pelas 19h30, na Galeria Boavista, em Lisboa, a sessão de abertura da exposição “Modern Masterpieces Revisited – Luís Santiago Baptista”. O evento incluirá a apresentação da exposição, por Bárbara Silva e Luís Santiago Baptista, uma palestra proferida pelo autor, Luís Santiago Baptista e o lançamento do catálogo da exposição.

A exposição constituirá uma reflexão sobre a forma como podemos interrogar “a nossa condição arquitetónica e urbana atual perante o crepúsculo da teoria”, sendo abordada a “denominada situação pós-ideológica e pós-crítica” que coloca a teoria de arquitetura em crise, “ameaçando o seu programa crítico e reduzindo o seu campo de ação”.

A série “Modern Masterpieces Revisited” é uma resposta a esta pós-condição, explorando e capturando a aura dos objetos arquitetónicos modernos, desenvolvendo pontos de vista singulares, perspetivas críticas e cenários radicais que tomam os objetos modernos icónicos como instrumento.

Utilizando as palavras de Beatriz Colomina, o autor, Luis Santiago Baptista, descreve o trabalho Modern Masterpieces Revisited como um projeto “not so much concerned with the relationship between architecture and the media as with the possibility of thinking of architecture as media“.

A “Temporada de Arquitetura” é um evento anual constituído por um programa de atividades que envolve exposições, conferências e conversas sobre arquitetura. Decorre durante seis meses na Galeria Boavista, em Lisboa (espaço pertencente à CML-EGEAC) sendo produzido pela NOTE, com a direção artística de Bárbara Silva.
A edição deste ano conta com o apoio da EGEAC, Euro Cartazes e Ordem dos Arquitetos.

A 3ª Temporada de Arquitetura prolonga-se até ao mês de março de 2016, sendo a entrada na exposição “Modern Masterpieces Revisited – Luís Santiago Baptista” de âmbito livre e gratuito.

Fonte e Imagem (adaptada): 3ª Temporada de Arquitetura via Rita Marques







Comentar


* Obrigatório