Projeto Interlace Ganha Prémio de Habitat Urbano 2014

27 Junho, 2014

Projeto Interlace Ganha Prémio de Habitat Urbano 2014

O projeto residencial Interlace, em Singapura é o grande vencedor da primeira edição do prémio de habitat urbano, Urban Habitat Award 2014, promovido pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH). O projeto foi considerado um exemplo de impacto positivo dos edifícios de grande altura na qualidade de vida das cidades.

O complexo é constituído por um total de 1040 apartamentos, distribuídos por 31 módulos sobrepostos com uma organização hexagonal em torno de oito praças internas.
A sobreposição dos módulos paralelepipédicos, cada um com seis pisos e 70 metros de comprimento, é reminiscente das curvas de nível de uma carta topográfica.

Ao nível térreo o conjunto, que possui uma área próxima dos 170 mil metros quadrados, é constituído por múltiplas áreas verdes.
As zonas ajardinadas comuns acompanham também a estrutura em altura, em terraços intermédios na zona dos encontros dos módulos habitacionais.

O Júri do CTBUH descreveu o projeto, da autoria de Ole Scheeren e do atelier OMA, como uma inversão da topologia de “edifícios no parque”, em favor de uma configuração de “edifícios como um parque”.

projeto-interlace-02

projeto-interlace-03

projeto-interlace-04

projeto-interlace-05

projeto-interlace-06

projeto-interlace-07

projeto-interlace-08

projeto-interlace-09

projeto-interlace-10

projeto-interlace-11

projeto-interlace-12

projeto-interlace-13

projeto-interlace-14

Fonte: Buro Ole Scheeren | Imagens: via Buro Ole Scheeren (adaptadas)






Comentar


* Obrigatório