Projeto Grego Vence Competição de Design de Piscina Urbana no Douro

4 Março, 2015

Projeto Grego Vence Competição de Design de Piscina Urbana no Douro

O trabalho dos arquitetos gregos Konstantinos Kosmas e Nestoras Skantzouris alcançou o primeiro lugar no concurso de design Porto Pool Promenade Ideas Competition. O concurso pretendia encontrar novas ideias que traduzissem a emergente necessidade de ligação da cidade do Porto ao Rio Douro, através do dimensionamento de um parque urbano destinado a atividade aquáticas.

O projeto deveria prever uma estrutura excitante e inovadora que promovesse atividades espontâneas à beira rio e incluísse uma área segura para pessoas de todas a faixas etárias poderem nadar.
O local de implantação escolhido foi um trecho de margem do Douro junto à magnífica Ponte D. Luís.

O projeto vencedor, intitulado “Genesis” foi elogiada pelo júri, pela sua simplicidade e minimalismo, e tradução das necessidades mais básicas do espaço em estudo. O trabalho da equipa grega incluiu um elemento geométrico gerador, de forma deliberada, de espaço público vazio, constituindo uma estrutura funcional sem compromissos.

O segundo e terceiro prémios foram atribuídos aos projetos dos arquitetos polacos Katarzyna Toczynska, Katarzyna Lesniewska e Alicja Wozniak e à equipa italiana formada por Lorenzo Majer, Anna Merci e Marta Bianchi, que apresentou o trabalho “Peças de cidade, pedaços de rio”.

A equipa portuguesa, constituída por Ana Rita Duarte, Afonso Carvalho Onofre, Maria João Tato e Margarida Videira Pires teve direito a uma menção honrosa, pelo projeto “Carquejeiras” .

projeto-grego-competicao-design-douro-02

projeto-grego-competicao-design-douro-03

projeto-grego-competicao-design-douro-04

projeto-grego-competicao-design-douro-05

projeto-grego-competicao-design-douro-06

projeto-grego-competicao-design-douro-07

projeto-grego-competicao-design-douro-08

Fonte e Imagem: via ctrl-space







Comentar


* Obrigatório