Manual de Práticas de Iluminação debruça-se sobre a arte a iluminar a arte

21 Janeiro, 2016

Manual de Práticas de Iluminação debruça-se sobre a arte a iluminar a arte

Realiza-se, esta sexta-feira, dia 22 de janeiro, no Auditório da Sociedade Nacional de Belas Artes o lançamento do livro “Manual de Práticas de Iluminação – Arte a iluminar a arte”, da autoria de Vítor Vajão, engenheiro conselheiro eletrotécnico e especialista em luminotecnia.

Nesta obra, rica em ilustrações, o autor foca-se na análise das potencialidades das fontes de luz e seus equipamentos, abordando os atuais conceitos para bem iluminar.
O livro constitui um manual destinado tanto a profissionais ligados à criação de ambientes de luz – engenheiros, designers, arquitetos, decoradores, conservadores de museus – como a estudantes das áreas de engenharia eletrotécnica, arquitetura e museologia nas cadeiras de design da iluminação.

São descritas técnicas, assentes não só em espaços museológicos (muito complexos ao nível da iluminação) como em património cultural. Estes locais estão na génese de qualquer projeto, seja de áreas residenciais do sector terciário, do comércio ou de instalações arquitetónicas, culturais e turísticas em geral.

É igualmente abordado o comportamento do ser humano sob influência da luz como prova de que somos diretamente influenciados pela mesma todos os dias, tanto ao nível fisiológico como psicológico. Em consequência, as nossas ações e sentimentos como a produtividade, a gestão de emoções, o bem-estar ou mesmo a saúde representam a importância da iluminação no ver e no sentir.

Informações sobre o livro “Manual de Práticas de Iluminação – Arte a iluminar a arte”
ISBN:  978-989-752-169-0
N.º de pág.: 288
P.V.P: 34.95€

Editora
Grupo LIDEL
Luísa Barata
Telefone: +351 211 950 040
E-mail: luisab@lidel.pt
Facebook: www.facebook.com/editoralidel
Sites: www.lidel.pt; www.pactor.pt

Fonte e Imagem (adaptada): via Taylor – YoungNetwork Group







Comentar


* Obrigatório