Faculdade de Economia da Universidade Diego Portales do Atelier Duque Mota

25 Junho, 2014

Faculdade de Economia da Universidade Diego Portales de Duque Mota

Desenvolvido pelos arquitetos Rafael Hevia, Rodrigo Duque Motta e Gabriela Manzi do atelier chileno Duque Mota & Arquitetos Associados o projeto do complexo da Faculdade de Economia da Universidade Diego Portales (UDP) articula um conjunto formado por dois volumes verticais principais, com uma sucessão de extensas praças desniveladas de uso intensivo no campus.

Com 15 mil metros quadrados de área construída, o conjunto interage, de forma harmoniosa com o resto dos edifícios da universidade, que se desenvolvem ao longo de dois alinhamentos paralelos, cada um caracterizado por uma tipologia própria.

Os edifícios a Norte, encostados ao sopé do Cerro San Cristóbal, com pendente sobre o Vale de Huechuraba, têm uma planta alongada e fachadas mais leves e discretas, constituídas por elementos laminares verticais de sombreamento.

Os edifícios a Sul destacam-se pela frieza imponente, caracterizada por superfícies de betão nu, interrompida por pequenas janelas protuberantes e concavidades retangulares que pretendem quebrar o desenvolvimento monolítico. Estas estruturas intersetam uma praça intermédia que efetua a ligação funcional entre os dois alinhamentos edificados.

A construção do complexo decorreu entre 2011 e 2012, tendo o projeto de paisagismo sido coordenado por Francisca Saelzer e a projeto de iluminação por Mónica Pérez.

faculdade-economia-udp-duque-mota-02

faculdade-economia-udp-duque-mota-03

faculdade-economia-udp-duque-mota-04

faculdade-economia-udp-duque-mota-05

faculdade-economia-udp-duque-mota-06

faculdade-economia-udp-duque-mota-07

faculdade-economia-udp-duque-mota-08

faculdade-economia-udp-duque-mota-09

faculdade-economia-udp-duque-mota-10

faculdade-economia-udp-duque-mota-11

faculdade-economia-udp-duque-mota-12

Fonte: Duque Mota & Arquitetos Associados | Imagens: via Duque Mota & Arquitetos Associados (adaptadas)







Comentar


* Obrigatório