Edifício Sede da Textilmacher em Munique do Atelier Tillich Architektur

27 Agosto, 2014

Edifício Sede da Textilmacher pelo Atelier Tillich Architektur

Localizado na cidade de Munique, o edifício desenvolvido pelo atelier Tillich Architektur para a companhia de têxteis alemã Textilmacher é formado por fachadas texturadas de betão nu, inspiradas nas dobras e cosedura entre elementos de tecido. A estrutura de três pisos, construída numa área industrial da zona Norte da cidade serve de centro de produção e exposição para a empresa.

A heterogeneidade angular da fachada permite estabelecer um jogo de luz e sombras que varia continuamente ao longo do dia, de acordo com a estação do ano e consoante as condições climatéricas.
Em vez de utilizar a cor natural do betão, a Tillich Architektur optou por pigmentar a superfície com tons antracite, que estabelecem reflexos de um cinzento profundo.

O edifício for construído com o recurso a módulos de fachada pré-fabricados, o que permitiu uma economia efetiva no prazo de execução e um controlo de qualidade mais apertado.

O interior é constituído por pisos de betão polido e paredes brancas com móveis encastrados de aço, adequados à constante transformação que o showroom sofre com a saída de uma nova coleção.

O projeto de estruturas esteve a cargo dos engenheiros da Hemmerlein Ingenieurbau, o projeto de instalações foi executado pela IB Schön e a consultoria de otimização energética e sustentabilidade foi efetuada pela Heinze Enegieberatung.

edificio-textilmacher-atelier-tillich-02

edificio-textilmacher-atelier-tillich-03

edificio-textilmacher-atelier-tillich-04

edificio-textilmacher-atelier-tillich-05

 
Fonte e Imagens (adaptadas): via Tillich Architektur/Dezeen






Projeto de Pavilhão Chinês da Expo 2015 por Daniel Libeskind
Primeiro Edifício do Mundo com Fachadas Executadas em Cannabis
Broadway Malyan escolhida para criar projeto icónico para Vilamoura
Broadway Malyan responsável pelo design de centros comerciais Xyami em Angola
La Cité du Vin da XTU Architects
Projeto de requalificação do Jardim das Ondas de João Gomes da Silva e Fernanda Fragateiro

         
         

Comentar

* Obrigatório    

Advertisment ad adsense adlogger