CityHome: A Nova Geração de Mobiliário Controlado por Gestos

9 Junho, 2014

CityHome: A Nova Geração de Mobiliário Controlado por Gestos

O projeto Cityhome pretende substituir o mobiliário de interiores corrente, por objetos dinâmicos, mais versáteis e eficientes, capazes de responder a estímulos gestuais, de voz e de toque. Desenvolvido pelo grupo Changing Places do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), trata-se de um sofisticado sistema mecânico que, a pedido, se transforma em cama, mesa de jantar, balcão de cozinha ou armário para arrumação.

O módulo, equipado com sensores, elementos motorizados e iluminação LED, é também móvel, podendo ser facilmente arrastado entre várias posições dentro de um compartimento, o que permite a delimitação de diferentes tipos de espaços, como um quarto ou uma casa de banho.

Segundo os autores, o custo de implementação do módulo Cityhome, que se apresenta não como um mero conceito, mas um produto de elevada viabilidade, é significativamente inferior ao incremento que o arrendamento de um apartamento com maior área significaria.

No vídeo seguinte, a equipa de investigadores do Media Lab mostra como expandir, do ponto de vista funcional, um compartimento de 19 metros quadrados para o triplo.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=f8giE7i7CAE

cityhome-mobiliario-controlado-gestos-01

cityhome-mobiliario-controlado-gestos-02

cityhome-mobiliario-controlado-gestos-03

cityhome-mobiliario-controlado-gestos-04

Fonte: Changing Places – MIT Media Lab | Imagens e vídeo: Changing Places – MIT Media Lab  (adaptadas)







Comentar


* Obrigatório