Arquitetura Rebelde: Al Jazeera Lança Série Sobre Ativismo na Arquitetura

13 Agosto, 2014

Arquitetura Rebelde: Al Jazeera Lança Série Sobre Ativismo na Arquitetura

O canal noticioso sediado em Doha, Al Jazeera, vai lançar uma série documental sobre o ativismo na arquitetura e construção. Intitulado Arquitetura Rebelde, o documentário, dividido por seis partes, traçará o perfil de arquitetos de diferentes partes do mundo que estão a usar a arquitetura como forma de ativismo e resistência, fazendo face às crises urbanas, ambientais e sociais.

A série seguirá arquitetos do Vietname, Nigéria, Espanha, Paquistão, Israel, Faixa de Gaza e Brasil, que acreditam que a arquitetura é mais do que o projeto de torres icónicas e apartamentos de luxo.

A primeira parte intitulada Arquiteto de Guerrilha, acompanhará o arquiteto Santiago Cirugeda na transformação de uma fábrica abandonada num vibrante centro cultural. A segunda parte Um Futuro Tradicional, mostrará como o arquiteto paquistanês Yasmeen Lari usa técnicas construtivas locais para a reconstrução de aldeias na região de Sindh, afetada por cheias.
Arquitetura de Violência é a terceira parte da série, que retratará a opinião do arquiteto Eyal Weizman sobre o papel da arquitetura no conflito israelo-palestiniano.
A quarta parte, Tornando a Cidade Mais Verde, acompanhará Vo Trong Nghia, um arquiteto vietnamita que procura trazer a floresta e a agricultura para as cidades e projetar habitações de baixo custo para as comunidades pobres.
A quinta e sexta partes da série documental abordarão, respetivamente, o papel da arquitetura na prevenção das cheias e superpopulação nos bairros-de-lata ribeirinhos da Nigéria e o futuro urbano da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

A série terá início no próximo dia 18 de Agosto.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=CFSVZRYbk2c

arquitetura-rebelde-02

arquitetura-rebelde-03

arquitetura-rebelde-04

arquitetura-rebelde-05

arquitetura-rebelde-06

Fonte, Imagem (adaptada) e Vídeo: via Al Jazeera







Comentar


* Obrigatório